fbpx
(66) 3423 1277 - (66) 99684-1054      cdlroo@cdlroo.org.br

Notícias

CRÉDITO: CDL de Rondonópolis é a primeira do Brasil a se tornar fonte oficial do Cadastro Positivo

publicado em 1 de abril de 2022

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis se tornou a primeira CDL do Brasil fonte oficial do banco de dados do Cadastro Positivo. Ainda neste mês, toda a movimentação financeira de associados à entidade e consumidores de produtos e serviços passa a incrementar o chamado score geral dos principais birôs de crédito, possibilitando a lojistas de consumidores mais ferramentas para o bom relacionamento nos negócios.

O Cadastro Positivo é o sistema que mede o comportamento financeiro de cada consumidor, uma ferramenta que deverá, num futuro próximo, substituir o atual sistema que inclui cidadãos como “negativados”. Analisando todo o histórico de pagamentos e transações, o Cadastro Positivo reúne informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito – empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. É com base no histórico que é gerado o score de cada cidadão. Constam do histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor. Mesmo em uma situação de inadimplência pontual, o cadastro positivo pode ajudar, já que não se limita a “nome limpo” ou “nome sujo”.

O histórico de pagamentos relacionados à contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone) também podem ser avaliados pelo mercado para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro. Assim, aos poucos, você pode construir seu histórico de bom pagador.

Sendo fonte oficial do Cadastro Positivo, a CDL de Rondonópolis abraça esta causa: tratar o consumidor com respeito, oportunizando negócios personalizados a quem busca acesso a crédito, empreender ou adquirir bens e serviços. O compartilhamento de dados junto aos birôs possibilitará que cada cliente e amigo associado tenha seu histórico impulsionando o score geral. SPC, Serasa e Boa Vista são três exemplos deste birôs.

“É um passo importante. Nosso objetivo maior é ajudar tanto aquele cidadão que paga seus débitos e necessita adquirir crédito para compra ou financiamento, por exemplo, quanto os nossos associados lojistas que, a partir de agora, terão mais uma ferramenta e dados para auxiliar nas decisões em uma venda”, argumenta o presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança. “O próximo passo será cadastrar também lojistas associados como fonte oficial do Cadastro Positivo. A partir daí, todo o cliente da empresa terá seus dados contando no score geral. É um passo importante para os consumidores e lojistas”.

Segurança

Imprevistos acontecem e ninguém precisa ter o nome sujo por isso. O Cadastro Positivo permite que as empresas para as quais você pede crédito enxerguem todo o seu comportamento como pagador, ou seja, tanto os seus deslizes quanto os seus acertos. É o contrário do que acontece hoje com o cadastro negativo, quando as empresas analisam só as contas que você deixou de pagar, sem levar em consideração situações de emergência ou imprevistos.

O Cadastro Positivo é gratuito e seguro! Os compromissos e pagamentos serão visualizados apenas pelas empresas e bancos com os quais você se relaciona, com segurança e privacidade. Quem participa do Cadastro Positivo tem o benefício de ter uma análise de crédito feita de uma maneira mais justa pelas instituições.