fbpx
(66) 3423 1277 - (66) 99684-1054      cdlroo@cdlroo.org.br

Notícias

SESSÃO SOLENE: Presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança recebe título de Cidadão Mato-grossense na ALMT

publicado em 16 de dezembro de 2021

Thiago Sperança, presidente da CDL de Rondonópolis

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL), Thiago Sperança, foi homenageado em Sessão Solene realizada na última quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Das mãos do deputado estadual Faissal Calil (PV), proponente na honraria, ele recebeu o Título de Cidadão Mato-grossense.

“Uma justa homenagem para aquelas pessoas do comércio mato-grossense, que lutaram pela manutenção do trabalho e portas abertas, tão necessário para economia, durante a Pandemia”, comentou Calil. Ao todo, foram entregues 25 títulos de cidadãos mato-grossenses, 9 comendas e 11 moções de aplausos.

O presidente da CDL de Rondonópolis recebeu o título de Cidadão Mato-grossense das mãos do deputado estadual Faissal Calil (PV)

O presidente da CDL agradeceu ao reconhecimento. “Me sinto honrado por tamanha homenagem. Ter o trabalho reconhecido é sempre algo muito especial, e esta é uma Casa que tem o meu mais profundo respeito. Ser empresário, assim como ser cidadão, requer postura, diálogo, chamamento. Por vezes, junto à CDL, atuamos e nos posicionamos também neste Plenário, mas sempre com muita cordialidade, pois o objetivo sempre foi um só: buscar ideias e soluções que possam beneficiar o nosso povo, especialmente neste momento de crise. Juntos construímos melhor”, destacou.

Thiago Sperança foi homenageado em Sessão Solene na ALMT

História

Thiago Luís Sperança nasceu no município de Francisco Beltrão, no Estado do Paraná. Filho de Fernando Sperança e Ana Maria Sperança, irmão de Fernando Sperança Junior e Marcius Juliano Sperança

Com apenas 3 anos de idade se mudou para Mato Grosso, em decorrência da transferência profissional de seu pai, na época bancário. A família se instalou em Rondonópolis, onde, anos mais tarde, se consolidaria como uma das grandes e mais conhecidas do município, com inúmeros feitos reconhecidos e sucesso empresarial.

Antes, porém, uma breve passagem pelo município de Arenápolis, também no Estado de Mato Grosso. Dois anos até o retorno definitivo à cidade que faria especialmente de Thiago Sperança uma personalidade de fundamental importância.

Pai de três filhos, João Vitor, Enzo e Pietro. Formado em Marketing, Pós- Graduado (MBA) em Liderança de Pessoas e Estratégias de Venda e Marketing, Thiago Sperança, atualmente, segue frente à rede Tropical Supermercados, grupo que conta com 10 lojas em toda Rondonópolis, além e um Centro de Distribuição próprio, uma das grandes propulsoras da economia rondonopolitana, a maior rede de supermercados da região Sul Mato-grossense, que em 2021 completa 29 anos de história.

Foi atuando na empresa familiar desde os 13 anos de idade que Thiago Sperança descobriu o valor do trabalho duro. Galgando posições e encarando os desafios, contribuiu para todo este crescimento. Foi ali também, que se iniciou junto a causas sociais. Thiago Sperança se conheceu não somente como empresário de sucesso, mas agente social. O Tropical Supermercados promove a cada ano ações em prol de entidades beneficentes de Rondonópolis, como o “Troco Solidário”, que em parceria com a sociedade, clientes e amigos, destina recursos a instituições filantrópicas.

Thiago Sperança desde cedo atuou também junto à esfera política. Ainda que não envolvido diretamente como candidato, se acostumou ao papel de interlocutor, buscando dialogar junto aos representantes locais em prol do desenvolvimento da economia local. Também encampou inciativas junto às igrejas do município, em ações sociais ao longo dos anos. Na área do esporte, foi diretor do União Esporte Clube, time de futebol mais tradicional de Rondonópolis.

Na área social, Thiago Sperança nunca parou de atuar. Encara o desafio sempre que é acionado. “Tem sido assim se seguirá sempre sendo assim”, o próprio faz questão de reforçar em tom inspirado.

Thiago Sperança atuou por quatro anos como diretor da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR). De lá, assumiu também o cargo de diretor na Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL), da qual viria a se tornar presidente eleito.

Em seu segundo mandato como presidente da CDL (Triênio 21/22/23), Thiago Sperança, transformou a entidade em uma das mais influentes e representativas do município, difundindo o princípio do Associativismo. Desde janeiro de 2019, quando assumiu para seu primeiro mandato, a CDL já saltou de 608 associados para 1.450 em dezembro de 2021 e segue crescendo e se fortalecendo como grande aliada e representante dos setores que movimentam a economia local. Investiu em tecnologia, estruturação e equipe de ponta, levando ferramentas e soluções ao empresariado rondonpolitano e da região Sul.

Em seu ano mais desafiador frente à CDL de Rondonópolis, 2020, Thiago Sperança se consolidou, ainda mais, como um verdadeiro agente social. Idealizou, encampou e defendeu ações prevenção e combate à disseminação da Covid-19 no munícipio, se posicionando também, como interlocutor e representante dos diversos setores da economia local junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Desde o início das notícias relacionadas a pandemia do novo coronavírus, Thiago Sperança –junto a CDL- se mobilizou. Uma das primeiras ações da entidade se deu junto ao Poder Executivo Municipal. Uma série de ofícios foram encaminhados à Prefeitura, solicitando a prorrogação ou parcelamento de tributos, como o IPTU e ISSQN. Como entidade representativa do setor varejista local,  a CDL participou de TODAS as reuniões em que foi convidada para dialogar e viabilizar alívio aos impactos da pandemia na economia local.

Nasceu na CDL o projeto do Lockdown Vertical, entregue em mãos à então Secretária de Saúde do Município de Rondonópolis. O estudo, inclusive, ajudou na tomada de medidas de segurança e saúde em equilíbrio com a retomada gradativa da economia. Foi esta ação que evitou a culpabilização do comércio pelo colapso.

Foi dentro da CDL que nasceu, também, o Conselho das Entidades de Rondonópolis. Pensado por Thiago Sperança, enquanto presidente. Se manteve à frente do Conselho e buscou ainda mais ferramentas para ampliar a força da entidade junto à comunidade local. Foi deste Conselho que nasceu o projeto o Missão Cidadão, grande aliado no combate à pandemia. Mais que uma ação empresarial, uma ação social, de cidadania, com destaque ao reconhecimento em níveis estadual e nacional.

Nas ruas, de graça, nosso projeto realizou cerca de 7 mil atendimentos para o diagnóstico precoce da Covid-19, desafogando, assim, a demanda pela estrutura de Saúde e entregou gratuitamente mais de 4.500 kits de medicamentos e complexos vitamínicos. Naquele momento da pandemia, onde os números apontavam para a média de 05 óbitos/dia, a ação contribuiu para a redução a 01 óbito/dia, permitindo, inclusive, que as redes pública e privada de Saúde, ganhassem tempo para se estruturar ante os casos de Covid-19.

Junto ao setor privado, a CDL conseguiu, em parceria com a cooperativa de crédito Sicredi Sul MT, fornecer linhas de crédito especial para seus associados. No total, mais de R$ 40 milhões puderam ser viabilizados pela instituição financeira ao empresariado local somente no primeiro ano de atuação. A parceria segue até os dias atuais.

Em parceria com a Fundação Bunge, a CDL de Rondonópolis disponibilizou em seu site um canal especial de divulgação para os empreendedores rondonopolitanos: o Delivery. Cerca de 500 empresas, atualmente, ainda utilizam deste serviço no site oficial.

Em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista e a Acir, a CDL encabeçou a campanha Sou + Rondonópolis, em prol do fortalecimento e incentivo popular aos investimentos no comércio local. Movimentando, assim, nossa economia e promovendo a geração de emprego e renda à população.

A CDL de Rondonópolis encabeça, ainda, a Liquidaqui, a maior festa do varejo da região Sudeste de Mato Grosso, que completou 17 anos sem setembro de 2021. A principal campanha genuinamente rondonopolitana do comércio local atualmente abrange, ainda, outros municípios, incluindo a capital Cuiabá, promovendo bons negócios e fomentando a economia, mesmo em tempos de crise. A campanha serve, ainda hoje, de modelo a outras CDL e entidades representativas, não só em Mato Grosso.

Na gestão Thiago Sperança, a CDL se consolidou entre as 5 maiores do Estado. Até o término deste segundo mandato, em 2023, mais desafios estão por vir, e o presidente segue disposto a encarar cada um deles. Sperança encampa, agora, mais uma reformulação na entidade, no chamado modelo 4.0. Uma CDL tecnológica e com ainda mais soluções, ferramentas e serviços para o desenvolvimento da economia de Rondonópolis.